Em carta aos militantes, Dilma diz ter orgulho do PT e sai em defesa de Lula
Congresso em Foco
28/2/2016 | Atualizado 1/3/2016 às 10:09
A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Roberto Stuckert Filho/PRDepois de confirmar que não participaria das comemorações do 36º aniversário do PT, a presidente Dilma Rousseff enviou uma carta aos militantes presentes no evento. No documento que foi lido pelo presidente do partido, Rui Falcão, Dilma defendeu o ex-presidente Lula e disse ter orgulho de empunhar a bandeira vermelha com uma estrela branca do PT.
Apesar dos sinais de que as relações entre Dilma e seu partido não andam muito bem, a presidente exaltou na carta as conquistas sociais alcançadas pela gestão petista. "Colocamos, no centro das atenções do Estado brasileiro, pessoas e segmentos sociais até então invisíveis e excluídos. Uma revolução pacífica e democrática, sem paralelo em nossa história, e da qual devemos ter muito orgulho!", escreveu Dilma.
No entanto, a presidente admite que "vivemos tempos difíceis", e faz menção a ataques que tanto Lula, quanto o próprio PT e o seu governo vêm sofrendo. Dilma disse ser "solidária" ao ex-presidente: "O presidente Lula é um patrimônio político do nosso país e do mundo, que vem sendo duramente atacado, de forma injusta. Sou e serei solidária ao meu amigo e companheiro Lula em todas as ocasiões, e continuarei a seu lado em todas as batalhas que certamente ainda travaremos", declarou.
Ao passo em que Rui Falcão lia a carta, a plateia formada por cerca de 1.500 militantes reagia com gritos de "Não vai ter golpe".
Leia a íntegra da carta enviada por Dilma:Companheiras e companheiros do Partido dos Trabalhadores,Neste momento de celebração dos 36 anos do PT, quero saudar os petistas de todo o Brasil que, dia a dia, constroem a bela e vitoriosa história do maior partido político brasileiro. Com sua militância em favor da democracia, da soberania nacional, da inclusão social e de igualdade de oportunidades, vocês são responsáveis pela extraordinária transformação que estamos promovendo no Brasil.Desde 2003, quando chegamos ao poder, implantamos políticas consistentes com nossa história de partido construído a partir da mobilização dos trabalhadores e das organizações sociais que historicamente não tinham voz e vez. Colocamos, no centro das atenções do Estado brasileiro, pessoas e segmentos sociais até então invisíveis e excluídos. Uma revolução pacífica e democrática, sem paralelo em nossa história, e da qual devemos ter muito orgulho!Vivemos, é verdade, tempos difíceis. Há um ataque sistemático aos pilares de nosso projeto de desenvolvimento para o Brasil.Ataque ao nosso maior militante, o presidente de honra Luiz Inácio Lula da Silva, comandante maior deste partido e do nosso projeto de Brasil. O presidente Lula é um patrimônio político do nosso país e do mundo, que vem sendo duramente atacado, de forma injusta. Sou e serei solidária ao meu amigo e companheiro Lula em todas as ocasiões, e continuarei a seu lado em todas as batalhas que certamente ainda travaremos.Ataque a nosso partido, que pretendem criminalizar, tentando envenenar a sociedade contra nós com base em uma moralidade seletiva. A esses que fazem a luta política com base em factóides, mentiras, insinuações, fofocas e insinuações, responderemos com o melhor antídoto possível: a relação direta de confiança que construímos, nestes 36 anos, com os movimentos sociais, os trabalhadores, as mulheres, os jovens, todos aqueles que transformamos em protagonistas do desenvolvimento de nosso País.Ataque a meu governo, que tem a tarefa, neste momento, de dar sequência a nosso projeto de Brasil. Querem usurpar um mandato legitimamente conquistado nas urnas com o apoio e a luta de vocês. Querem, por todos os meios, interditar as ações e iniciativas de meu governo. Não me farão recuar, pois tenho um compromisso inquebrantável com a estratégia de desenvolvimento pela qual tanto lutamos.De norte a sul e de leste a oeste, seguiremos firmes e fortes, de braços dados com essa aguerrida militância do PT que, como eu, tem orgulho de empunhar a bandeira vermelha com a estrela branca na luta pela construção de um país mais justo e democrático.
Vida longa ao Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!Um grande abraço a todas e todos.Dilma RousseffMais sobre crise políticaMais sobre PT